Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Teleférico do Guarujá - História


Foto do teleférico no Guarujá


Por Marcelo Gil.


Em 1973, a empresa Guarujá Turismo construiu o teleférico no Guarujá. Localizava-se no morro do Pitiú, tinha aproximadamente 200 metros de altura de onde era possível avistar desde a Ilha Porchat, em São Vicente, até as ilhas do Litoral Norte, numa distância estimada de pouco mais de 100 quilômetros.

A área total era de 120 mil metros quadrados, entre a parte de encosta do morro e o platô onde a empresa construiu uma lanchonete, uma boate e outros equipamentos turísticos.

Apesar do interesse imobiliário e dos elevados custos de manutenção, a empresa queria preservar a área verde e tentou com empresários da Baixada Santista, fazer um consórcio, que, adquirindo todo o sistema teleférico, garantiria a continuidade dos serviços. Este mesmo modelo de negócio foi realizado em Serra Negra, por 17 empresários da cidade.

A Guarujá Turismo, chegou a oferecer o sistema à Prefeitura, por quatro milhões de cruzeiros, podendo este valor ser negociado a prazo, porém, a carta endereçada ao então diretor de Turismo, não foi sequer respondida.

A Prefeitura por sua vez, preferiu intimar a empresa a pagar os impostos relativos a 1975 e 1976, sob pena de ser enquadrada como sonegadora. Mas, a empresa era isenta do pagamento de impostos municipais, conforme a Lei 1235 de fevereiro de 1975.

Estes aborrecimentos, somados ao fato da Prefeitura se utilizar do caminho aberto pela empresa, para levar até o alto do morro do Pitiú, equipamentos das novas antenas de retransmissão das emissoras paulistas de televisão, tornou a situação insustentável. O trânsito na área, tornou-se tão intenso que não havia meios de manter a segurança necessária.

Em 1977, apenas quatro anos depois de sua inauguração, o teleférico do Guarujá, uma das maiores atrações turísticas do litoral, deixava de funcionar.


Saiba mais, acesse ;



***********************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

             
***********************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-MAIL : corretor.marcelogil@gmail.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i


***********************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

***********************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário