Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

EPM promove o seminário "Mídia e Poder Judiciário"


Imagem de divulgação da EPM



No dia 18 de outubro, foi realizado, na Escola Paulista de Magistratura, o seminário Mídia Poder Judiciário, promovido em conjunto com Corregedoria Geral da Justiça. O evento teve a participação do desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, diretor da EPM; do juiz Ricardo Felicio Scaff, representando o corregedor-geral, desembargador José Renato Nalini; da juíza Viviane Nobrega Maldonado; e dos jornalistas Cesar Filho, José Nêumanne Pinto e Osmar Santos.

Na abertura, o juiz Ricardo Scaff agradeceu a presença de todos, em especial, dos jornalistas convidados, lembrando que mais de cem pessoas participavam a distância. Ele observou que o seminário teve o objetivo de intensificar a troca de experiências e alargar os canais de comunicação entre o Judiciário paulista e a mídia jornalística. “É importante que os veículos de comunicação, que são fomentadores de informação, auxiliem o Judiciário na ampliação do diálogo com toda a sociedade civil”, ressaltou. Ele destacou, ainda, a interação sadia entre as duas áreas e o compromisso dos meios de comunicação de utilizarem a informação como instrumento de prestação de serviço à comunidade, permitindo que o público tenha amplo conhecimento sobre o Judiciário.

O jornalista José Nêumanne Pinto lembrou que há uma demanda jurídica nos jornais – inclusive na área de editoriais, em que atua –, com destaque para a participação do Judiciário na consolidação da democracia no Brasil. Ele enfocou o conflito entre o direito à privacidade e a liberdade de expressão, observando que, em algumas ocasiões, setores da Justiça não têm entendido que há plena liberdade de informar o cidadão sobre toda e qualquer questão. “Houve até censura jurídica prévia, em algumas situações, a partir de interesses corporativos ou políticos”, afirmou, citando alguns casos relacionados às biografias de personalidades.

O “Pai da Matéria”, como é conhecido Osmar Santos, foi homenageado pelos presentes, em especial, pelo jornalista Cesar Filho, que se emocionou ao recordar que, ainda adolescente, telefonou para a Rádio Globo, tentando falar com o radialista e, para sua surpresa, foi atendido e convidado para trabalhar com ele. “Não fui, por não acreditar em minha capacidade, na época, mas o Osmar teve uma contribuição imensa na minha formação e, ainda ontem, dizia para um jornalista iniciante que, no futebol, existe o antes e o depois do Osmar Santos, porque ele mudou a história do rádio por meio das transmissões esportivas”, salientou.

Em sua exposição, Cesar Filho lembrou que procura falar do ponto de vista do cidadão, ajudando-o a entender os procedimentos do Judiciário. Nesse sentido, salientou que os julgamentos de maior repercussão despertam o interesse da população pelo funcionamento do Judiciário. “Muitas vezes, ouvimos a população dizer que a Justiça é dos ricos ou reclamar da lentidão, mas é muito difícil explicar ao cidadão o funcionamento do Judiciário ou falar sobre as leis, porque nós, jornalistas, também não temos um conhecimento profundo sobre o tema”, ressaltou, frisando que é dever da imprensa contribuir para o esclarecimento da população em relação ao tema. “Debates como esse são fundamentais para que possamos caminhar e melhorar a relação entre a imprensa e o Judiciário”, concluiu.

A juíza Viviane Nobrega Maldonado citou o projeto “Valorização da Magistratura” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lembrando que um dos quatro temas é justamente a questão da comunicação dos tribunais e magistrados com o cidadão: “São 19 proposições, que objetivam a aproximação com o cidadão, para informar a população sobre os caminhos legais e procedimentos do Judiciário, o que deverá facilitar, inclusive, a comunicação dos próprios magistrados com a sociedade”, ressaltou.

Encerrando o evento, o desembargador Armando Toledo agradeceu a presença de todos e lembrou que o seminário faz parte de uma série de onze eventos, realizados em conjunto com a Corregedoria, para mostrar a visão dos diversos setores da sociedade sobre o Judiciário, para reflexão de seus integrantes. “Já sabíamos que o debate sobre o relacionamento com a mídia seria marcante para todos nós e tivemos a honra de receber jornalistas tão renomados na EPM para debater com os magistrados. Tenho a certeza de que esse é o início de um relacionamento que aprimorará a harmonia e boa convivência entre o Judiciário e a imprensa, para que possamos divulgar as melhores informações para a sociedade”, concluiu.

O evento teve ainda a participação do desembargador Alexandre Alves Lazzarini, das juízas assessoras da Corregedoria Maria Fernanda de Toledo Rodovalho e Tânia Mara Ahuali e do advogado Mauro Otávio Nassif, coordenador da área criminal da Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA), entre outros magistrados, advogados, jornalistas, servidores e outros profissionais.


Leia também ;

EPM promove 2º ciclo de debates sobre urbanismo e mercado imobiliário - encontro de reflexão com os juízes paulistas.


Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

             

****************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 98195.3573, ( 13 ) 99747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i


****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.


****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário