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terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Azul e Avianca já demonstraram interesse em levar voos para o aeroporto de Guarujá-SP


Foto de divulgação: Avião da Azul Linhas Aéreas



Pelo menos duas companhias aéreas nacionais já demonstraram interesse em levar voos para o futuro aeroporto de Guarujá, no litoral de São Paulo. Em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, o gerente de relações institucionais da Azul, Ronaldo da Silva Veras, confirmou que a companhia quer iniciar voos para o destino do litoral paulista, possivelmente conectando Campinas (seu principal centro de conexão - hub) e Rio de janeiro, e potencialmente também Belo Horizonte. "Aguardamos apenas a regularização do aeroporto", disse.

O diretor da Avianca, Tarcisio Gargioni, também revelou que a aérea quer atender o Guarujá, mas disse que não há definição de rota, por enquanto. "Possivelmente seria Brasília, nosso principal hub", comentou.

Conforme estudo elaborado pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), levando em consideração a altitude da pista, seu comprimento atual de 1390 m x 45 m, ela poderia operar de maneira idêntica ao aeroporto Santos Dumont (1323 m x 42 m), mas a resistência do asfalto limita a utilização das principais aeronaves da frota nacional.

Pelo estudo, poderiam aterrissar desde já na pista existente da base aérea os ATRs 42 e 72, além dos modelos Embraer 145 e 175. Esses modelos fazem parte atualmente apenas da frota da Azul. Gargioni disse que também seu A318 poderia operar no local. "Ele é um avião menor e mais leve", comentou.

De acordo com o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, se a pista for ampliada para 1600 metros e houver a melhora da resistência do asfalto, toda a frota nacional poderá utilizar o aeroporto. O diretor de Desenvolvimento Aeroportuário da prefeitura de Guarujá, Dario Lima, disse ao Broadcast que a expansão está prevista para uma segunda fase do projeto, com investimento sob responsabilidade do futuro concessionário.

Aeroporto deve começar a operar em dois anos entre o final de 2015 e o início de 2016. "Trabalhamos para que em dois anos estejamos iniciando plenamente a operação do aeroporto", disse a prefeita Maria Antonieta de Brito, para o jornal O Estado de São Paulo.


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Fonte: Agência Estado - Território Eldorado.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

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Um comentário:

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