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sexta-feira, 21 de março de 2014

Pesquisa aponta que apenas 7,3% da classe média habita no centro expandido de São Paulo


Imagem meramente ilustrativa



Uma das mais profundas mudanças da história recente do Brasil foi protagonizada pela classe média. “É ela que tem sustentado o crescimento vertiginoso de nossa economia. Trata-se de um ativo, do qual poucos países têm o privilégio de possuir”, ressaltou Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian, durante a apresentação da pesquisa "Faces da Classe Média" no Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo). O levantamento foi realizado pela empresa em conjunto com o instituto Data Popular.

Entender quais são os anseios e as necessidades dessa massa é um dos principais desafios das empresas. “É consenso entre nós que caminhamos para um mercado mais criterioso, que exige das companhias mais produtividade e conhecimento”, disse Flávio Prando, vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi-SP e presidente em exercício da entidade, ao comentar o que deve orientar as tomadas de decisão dos empresários focalizar esse público.

Segundo dados do estudo, hoje, 54% da população é de classe média, cuja renda familiar per capita varia de R$ 320,00 a R$ 1.120,00. Se formasse um país, essa classe seria o 12º do mundo em população e, em termos de consumo, ocuparia a 18ª colocação no ranking, podendo fazer parte do G20. Anualmente, seus integrantes consomem R$ 1,17 trilhão.

Para os próximos 12 meses, a pesquisa revela que essa classe pretende comprar 2,5 milhões de casas ou apartamentos. Além disso, vislumbram realizar 8,5 milhões de viagens nacionais, adquirir 3 milhões de carros, comprar 4,5 milhões de tablets, consumir 7,8 milhões de móveis para casa, entre outros.

Para delinear mais assertivamente seu perfil, o estudo dividiu a classe média em quatro faces: batalhadores (representam 39% do total), experientes (26%), promissores (19%) e empreendedores (16%). Desses grupos, o que mais anseia por comprar imóveis é o dos batalhadores – composto por pessoas com idade média entre 40 e 43 anos.

Quarenta e oito por cento delas possui ensino fundamental completo, 49% têm carteira profissional assinada e são majoritariamente mulheres (57%). Priorizam a estabilidade, a fim de dar vida tranquila aos filhos; preocupam-se com o futuro e veem no crédito a oportunidade de viabilizar a compra de bens. Também controlam melhor as despesas depois de experiências negativas no passado. Só os batalhadores movimentam R$ 388,9 bilhões anualmente.

Os promissores, por sua vez, são os mais jovens e formadores de opinião (consomem R$ 230,8 milhões ao ano); os experientes são os chefes de família e conservadores (R$ 274 bi); os empreendedores valorizam o “faça você mesmo”, e são tidos como “a classe A da classe C” (R$ 276,3 bi).

Possibilidades ao mercado – Para Loureiro, as empresas precisam identificar, nesse mundo de oportunidades, quais são seus prospects e traçar ações específicas para esse público. Adequar a comunicação, personalizar ofertas e o atendimento são algumas das estratégicas elencadas pelo executivo.

No que tange ao setor imobiliário, o presidente da Serasa apontou em quais regiões da capital paulista estão as maiores concentrações de integrantes da classe C e onde, em tese, poder-se-ia empreender mais. São elas: Itaquera, Cidade Líder, Artur Alvim, São Mateus e Penha (na zona Leste), e Cidade Ademar, Capão Redondo, Campo Limpo, Grajaú e Jardim Ângela (na zona Sul). “Apenas 7,3% da população classe média está na região do centro expandido de São Paulo”, aduziu.

Ainda segundo ele, ao mercado cabe ter ofertas compatíveis com as expectativas dos moradores dessas regiões. Os promissores, por exemplo, buscam o primeiro apartamento; os batalhadores focam no conforto e segurança à família; os experientes pedem acessibilidade e segurança; e os empreendedores buscam por produtos mais sofisticados e em áreas mais valorizadas.


Fonte: SECOVI-SP.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado pela Universidade Católica de Santos, nos termos da Resolução 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

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Um comentário:

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